Campanha para doação de dentes mobiliza profissionais de Odontologia

No começo de maio, a Faculdade de Odontologia da USP lançou a campanha “O Endereço da Fada do Dente”, com objetivo de aumentar as doações de dentes de leite que normalmente são descartados. A iniciativa busca mostrar que, ao invés de deixar o dente de leite embaixo do travesseiro para a ‘fada’ trocar por dinheiro, jogar em cima do telhado, ou até ir para o lixo, pais e filhos podem ajudar a ciência, doando o material à Fousp.

O professor do Departamento de Ortodontia e Odontopediatria  da Fousp, José Carlos Pettorossi Imparato, afirma que o dente é um órgão e ele deve ser tratado como tal, por isso, não pode ser descartado. “Muitas pessoas não sabem que um dente também é um órgão. Dependendo da forma que é retirado, manipulado e armazenado, pode servir até para pesquisas sobre células tronco.“ E, você, Cirurgião-Dentista, tem como missão informar e orientar a população sobre a importância dos dentes depois que ele é extraído, e que podem ser usados em estudos científicos que ajudam milhares de pessoas.”

Os profissionais poderão doar os dentes durante 38º CIOSP, que acontecerá entre os dias 29 de janeiro e 1º de fevereiro de 2020, no estande do Posto de Vacinação, no Pavilhão Azul (ao lado da entrega de pastas) e receberão um certificado de colaboração e doação de dentes. “Queremos mobilizar todas as regiões do Brasil sobre a importância da doação de dentes. Todos os dentes recebidos serão catalogados e haverá uma parceria com todos os bancos de dentes e biobancos”, ressalta Imparato registrados no Brasil e vamos disponibilizar para as outras regiões que necessitarem.”

APCD apoia a Campanha de Doação de Dentes com o objetivo de promover a ciência, a pesquisa e a Saúde Bucal. Congressistas, associados, acadêmicos, expositores envolvidos por uma única causa, a Fada dos Dentes.

 

Originalmente publicado em 04/12/2019 por APCD São Paulo



Deixe uma resposta